terça-feira, 1 de maio de 2018

Livro: Quem Ama, Educa - Içami Tiba


Tenho muita admiração pela trajetória do autor, Içami Tiba, psiquiatra, colunista, escritor, um homem que teve um olhar diferenciado, e atual quando o assunto é educação e relação entre pais e filhos. Este é um título imperdível para todos que pretendem se aventurar na educação de um filho, é praticamente um manual para ser lido desde a gravidez.

É impossível não ver-se retratado em alguma passagem (ou na maioria delas).

Após ler passei a olhar de maneira diferente muitos prismas da educação básica.

Leitura obrigatória a todos que acreditam que podemos aprender sempre, e que o exemplo é o maior ensinamento que podemos dar aos filhos!


DESCRIÇÃO:

Este livro tem o objetivo de devolver para a família a responsabilidade de educar os filhos, hoje atribuída à escola, dada a nova dinâmica familiar e profissional da sociedade ocidental. O autor se propõe a ajudar os pais nessa empreitada reforçando a importância de valores e atitudes como limites e diálogo. Ressalta também que os pais devem se sentir tranquilos em relação à educação dada a seus filhos na medida em que lhes transmitem a responsabilidade pela própria felicidade dando-lhes a autonomia de que eles certamente precisarão na vida adulta. Por fim, fica marcada a idéia de que os pais têm de garantir uma boa educação, que fizeram à sua parte da melhor maneira e assim contribuir para que seus filhos sejam felizes.




FRASES E CITAÇÕES PREFERIDAS:

* E o grande drama é que o consumista nunca é feliz, pois desvaloriza o que tem para sofrer com o que ainda não tem.

* O principal “veneno” da educação dos filhos é a culpa. Culpa de trabalhar fora, quando pensa que devia estar com os filhos. Culpa de estar com os filhos, quando acha que devia estar trabalhando.

* A adolescência é um segundo parto: nascer da família para andar sozinho na sociedade.

* Ao jantar em um restaurante, a mulher repara nos talheres, na toalha de mesa, nos enfeites, nas unhas do garçom, no ambiente, nas pessoas, nas roupas e joias "daquela mulher", na decoração, na estética e no sabor da comida, sempre preocupada com o teor calórico da sobremesa. O homem repara no barulho, na demora para servir, no tamanho das porções, na educação do garçom e, fatalmente, no preço pago.

* O homem conquista e defende um território, mas quem o transforma em um lar é a mulher.

* O grande ensinamento educativo é que a criança não pode fazer simplesmente, o que tem vontade, mas deve administrar sua vontade.



Içami Tiba faleceu em 02 de agosto de 2015, deixando uma extensa obra escrita, verdadeiros manuais de como lidar com situações cotidianas, muitas delas pouco confortáveis.

Entre seus livros estão: "Homem Cobra, Mulher Polvo", "Juventude e Drogas - Anjos Caídos".

Excelente Livro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...