quarta-feira, 21 de maio de 2014

Entenda as Marchas do seu carro


Dizer que mulher, é menos qualificada ao volante, é puro preconceito, mas temos que admitir Meninas, entender de mecânica já é um pouco demais, rsrsrsr

Conheça o funcionamento das marchas do veículo, e como utilizá-las na hora certa, ajuda a obter melhor desempenho e maior economia.

Entenda um pouco do assunto:


1. Função

No sistema de transmissão do carro, as marchas são o engate da engrenagem do motor com as que movimentam as rodas.

“São elas que dão velocidade ao veículo”, afirma a instrutora Cláudia Rubenich, docente do curso de Trânsito do Senac, em Porto Alegre. 

Dividem-se em dois tipos: as baixas, que exigem mais força e menos velocidade do carro (ré, primeira, segunda e terceira); e as altas, que conferem mais rapidez ao automóvel (quarta, quinta e, em alguns modelos, sexta).


2. Troca

O momento certo é determinado pelo próprio veículo, que “pede” a mudança. Ou seja, o barulho do motor aumenta e é possível sentir o carro levemente travado. 

Em alguns casos, ao reduzir a marcha, acontece o famoso tranco. “Para evitar isso, deve-se primeiro diminuir a velocidade no freio, em seguida pisar fundo na embreagem, reduzir a marcha e soltar suavemente o pé do pedal”, ensina Cláudia.


3. Conta-giros

Esse instrumento registra o número de rotações do motor. 
Ele facilita a troca de marchas, pois conta com faixas de marcação que indicam quando o sistema de transmissão está sobrecarregado. 

Em geral, a mudança deve ser feita a cada mil ou 1,5 mil rotações por minutos. Ao observar o conta-giros, você notará que o marcador se aproxima da faixa vermelha, o que significa que é hora de aumentar ou diminuir a marcha.

conta-giro
4. Na ladeira

Em subidas, é indicado usar mais a força da marcha para depois trocá-la. 
Na prática, isso significa que é preciso aumentar o tempo das trocas, em relação ao que é feito em pistas planas.


5. Na curva

O ideal é sempre reduzir para a segunda marcha, pois ela confere maior segurança na conversão. “Como o carro fica um pouco ‘preso’, é mais fácil dominá-lo. Já se você fizer a curva em terceira ou quarta marcha, o veículo estará mais solto e rápido”, alerta a professora. 
Segundo ela, o mesmo procedimento deve ser adotado ao passar por ruas alagadas.


Todas essas informações são muito úteis, para quem esta iniciando como motorista, mas com o tempo passamos a exercer todos os movimentos de maneira "automática", e a habilidade vem com treino, para uns mais cedo, que para outros.

Mas todos nós temos potencial, não deixem que a convençam do contrário !!!


Fonte: mdemulher.abril.com.br

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