segunda-feira, 17 de março de 2014

Obesidade no Brasil - Saiba mais !!!



Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a obesidade atinge cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil, e esse número tem crescido assustadoramente nas últimas décadas.

Se o numero de obesos for somado as pessoas que estão com sobrepeso esse numero pode chegar a 70 milhões.

Muitas pessoas culpam a genética e problemas hormonais, mas na verdade a má alimentação e o sedentarismo são os grandes vilões da estória.

De acordo com os profissionais da saúde, o risco de cânceres é aumentado em 6 vezes no caso dos obesos, além dos traumas nas articulações e distúrbios do sono, como a apneia.

O Ministério da Saúde criou um programa que disponibiliza vários tratamentos aos pacientes que tem IMC acima de 25, incluindo acompanhamento psicológico, alimentar e exercícios orientados.

Veja como calcular seu IMC:

Com o numero crescente de obesos,  as cirurgias bariátricas aumentaram no Brasil, em 90%  nos últimos 5 anos, mas ela só é recomendada para IMC acima de 35, associados a outras doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

Visto que a cirurgia isoladamente não resolve, exercícios e uma dieta saudável é fundamental para manter-se no peso normal, após a recuperação cirúrgica.

Na verdade não existem milagre, (bom seria se existisse, srsrsrsr), mas ganhar ou perder peso é no fundo uma equação matemática: comeu mais que gastou, aquela barriguinha vai aparecer mesmo.

O ideal é ter consciência que ninguém torna-se obeso da noite para o dia, estar sempre atento ao ganho de peso e as doenças que vem com ele, afinal é mais fácil eliminar aqueles quilinhos à mais, do que perder o controle da situação e travar uma batalha mais complexa no futuro.

Vamos lá, nada de deixar pra segunda-feira, rsrsrsrs




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...