segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Desvende os rótulos de alimentos


Nem todos amam fazer supermercado, mas é necessário, algumas pessoas tem hábitos de consumo pré formatados e já sabem exatamente o que vão comprar, de que marca, etc.

Outras gostam de experimentar, ler, comparar rótulos, verdade seja dita, não dá para ler tudo, senão uma compra semanal vai durar pelo menos 3 horas, existem ainda aqueles que tentam ler mas não entendem a metade da descrição, o que não é nada vergonhoso visto a multiplicação de produtos e nomenclaturas utilizadas.

Vamos entender o que significa as expressões mais populares:

Diet
Na sua maioria são produtos que não contem açucar, podem aparecer com a denominação "zero". Geralmente são produtos destinados a diabéticos.
Porem fique atendo aos índices de calorias e gorduras, nem sempre são menores que nos produtos tradicionais.
O chocolate diet, por exemplo, tem muito mais gordura que o chocolate normal.

Light
Para ter a classificação light o produto sofre uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente (proteína, açúcares, gordura) e/ou calorias em relação ao alimento tradicional. Os alimentos considerados "light", que em português quer dizer "leve", são os mais indicados para se inserir numa dieta de emagrecimento com redução calórica.
Mas cuidado com as quantidades, comer grande quantidade de um produto light é o mesmo que comer menos de um produto tradicional.

Natural e orgânico
Produtos orgânicos tem cultivo sem agrotóxicos, transporte e armazenamento de maneira diferenciada.
Já os produtos naturais não tem regulamentação pela Anvisa, para serem enquadrados nessa categoria, visto que não existem regras definidas a respeito do que é considerado "natural".



Zero gordura trans
Pela regulamentação da Anvisa, podem ser enquadrados nessa categoria produtos que tenham 0,1 grama de gordura por porção de 100 gramas ou mililitros.
Mas cuidado alguns alimentos tem baixa gordura trans, e altos níveis de gordura saturada ou totais, o que também é péssimo para saúde.

Não contem colesterol
O colesterol é produzido naturalmente pelo organismo, ou seja todo alimento de origem animal contém colesterol. Para ser zero colesterol o produto pode ter até 5 miligramas por porção de 100 gramas.

Baixo teor de sódio
O sódio é um mineral presente em quase todos os alimentos, e o principal componente do sal de cozinha.
O consumo em excesso causa retenção de líquido e aumento da pressão arterial.
Cuidado o sódio pode estar nos rótulos com outros nomes: Benzolato de sódio, sacarina sódica e glutamato monossódico.
E esta presente em alimentos que não tem sabor salgados, como adoçantes e catchup.

Classificação:

  • Baixo teor de sódio: até 80 miligramas por porção de 100 gramas.
  • Muito baixo: até 40 miligramas por porção de 100 gramas.
  • Não contem sódio: até 5 miligramas por porção de 100 gramas.

Integral
São alimentos que contem grãos ou cereais: aveia, trigo e centeio, e não passaram por processo de refinamento.
Não há regulamentação da quantidade de grãos ou fibras para que o alimento seja considerado integral, cuidado que algumas marcas apenas por usar farinha integral já denomina o produto como integral.

Enriquecido
São alimentos que recebem adição de nutrientes, o reforço pode ocorrer para repor o que é perdido no processamento do alimento ou para reforçá-lo.
A partir de janeiro de 2014, só serão permitidos alimentos "enriquecidos" quando houver a versão "normal" da mesma marca, para haver parâmetro real de comparação.


Fonte: Tua Saúde e Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...