sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Carro: A temida marcha Ré


Este post é para todas as Meninas (e Meninos também, pq eles nunca assumem), que tem dificuldade em usar a marcha ré.

Manobrar de ré é o tipo de ação que parece básica na teoria, mas, na prática, pode fazer até os motoristas mais experientes transpirarem, e os menos entrarem em pânico.

São muitos os pontos a que se tem de ficar atenta: os espelhos retrovisores, os pedais de embreagem, freio e acelerador, o tamanho do carro e toda a movimentação ao redor dele. 

No entanto, pequenos detalhes podem facilitar a manobra e dar ainda mais segurança. Por isso, da próxima vez que engatar a ré, lembre-se das dicas:

Quando usar a ré

De acordo com o Código de Trânsito, só é permitido transitar de marcha a ré na distância necessária para fazer pequenas manobras de forma a evitar riscos.
Ou seja, reserve essa marcha para manobras de estacionamento ou para sair de uma situação específica em que o trânsito parou. Percorra, no máximo, 4 ou 5 metros.


Vá devagar e sinalize

A ré coloca seu carro no sentido contrário ao fluxo e dificulta o controle que você tem dele. Portanto, mantenha uma velocidade baixa ao fazer esse tipo de manobra.
Ao estacionar, é importante sempre utilizar a seta para indicar sua próxima ação. 
E atenção: o pisca-alerta não deve ser usado nessa situação.



De olho em tudo

É fundamental ter a visão mais ampla possível, dando atenção a tudo que acontece à frente e atrás do carro. 
Para não se complicar com os retrovisores, mantenha-os na mesma posição usada para dirigir.
Em uma manobra para estacionar, ao se aproximar da guia, vale abaixar um pouco o espelho do lado direito para não ralar a roda. Mas com o tempo e a prática isso não será mais necessário.


Vire o corpo se necessário

O Código de Trânsito não obriga você a manobrar utilizando apenas os espelhos.
Portanto se você achar necessário e útil, vire o corpo para trás, colocando a mão no assento do passageiro, pois assim tem mais visibilidade.
Isso é especialmente útil para quem dirige carros pequenos ou sedans e ajuda a dar uma perspectiva melhor do espaço ocupado pelo automóvel.



Carros grandes

Caso seu carro seja grande e alto, como os SUVs ou as picapes, pode haver maior dificuldade para enxergar a traseira do automóvel ao virar o corpo.
Utilize as tecnologias oferecidas por esse tipo de automóvel, como sensor ou câmera de ré, para visualizar obstáculos fixos e móveis, como pilastras e pedestres.

Sentido oposto

Tenha sempre em mente que, de ré, a frente do carro vai para o lado contrário ao que você está virando o volante. 
Se você quer ir para a direita, vire o volante para a esquerda e vice-versa.



Está na dúvida?

Se não sabe o que está fazendo de errado na hora de manobrar, pare e saia do carro para entender a situação. Dar uma olhada de fora também dá a dimensão real do tamanho do automóvel e da vaga.


Não arrisque-se

Hoje em dia, infelizmente é necessário pensar acima de tudo na segurança, sempre que possível escolha a vaga melhor localizada, em ruas de movimento e com boa iluminação.
Lembre que enquanto você realiza a manobra para parar ou sair da vaga, você estará mais vulnerável a uma abordagem ou assalto.



A prática leva a perfeição

Não há outra maneira de melhorar, a não ser praticando.

Como tudo na vida, algumas pessoas certamente terão mais facilidade e habilidade, que outras, não se intimide com comentários maldosos!!!

Não desista !!!

Agora se você tiver uma boa grana para investir num carro bacana o VW Passat, vem com sistema que estaciona sozinho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...