segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Compras pela Internet - Cuidados a serem tomados!!!




Que as compras online estão crescendo todo mundo já sabe.
Mas para quem é nova na área, vale prestar atenção em alguns detalhes, para obter um ótimo resultado.

* Procure sempre sites de confiança:
Verifique se a loja oferece canais de contato (chat, email, telefone), caso seja necessário esclarecer dúvida ou reclamar. Vale verificar no Procon se existe reclamações da loja que vc escolheu (aqui tem uma lista de 200 lojas com registro de reclamação)

* Não hesite em consultar pessoas que habitualmente compram on line: amigos, familiares e até mesmo as blogueiras, que usam os produtos e compram frequentemente.

* Pesquise preço, tem sites especializados em ajudar nessa busca, eu uso muito o Buscapé. Onde é possível ver preço e fazer comparações das descrições dos itens.

* Fique sempre atenta à taxas de entrega, algumas lojas, tem frete free, outras cobram taxa de acordo com o seu cep, muitas vezes a loja que tem o melhor preço, não é a que tem a melhor taxa de envio.
Isso para lojas nacionais, para fretes internacionais, é bem mais complexo, por conta dos impostos e taxas cobradas pela receita federal.

* Prazo de entrega, deve ser sempre observado com atenção, pois varia muito de loja para loja, havendo ainda a possibilidade de atrasos, nunca deixe para ultima hora a compra daquele presente que tem data certa para entrega.

* Assine a newsletter (informativo eletrônico enviado por email), desta maneira, você é informado das ofertas diariamente, podendo selecionar a melhor hora de compra dos seus produtos preferidos.

* Cuidados com os itens comprados.
Base por exemplo, só compre se já usa o produto e sabe a cor adequada para sua pele, para não correr o risco de errar. Por conta das configurações do seu monitor, cores podem não condizer com o real, portanto batons, esmaltes, etc, pode não corresponder fielmente ao que você imagina.

* na hora de pagar sua compra, boleto bancário é uma boa opção se você não quer dar seus dados de cartão online, observe sempre se na barra de endereço a pagina de pagamento é protegida (nesse caso as letras "https" que iniciam o endereço da pagina, estarão na cor verde e acompanhadas de um cadeadinho).

* Compras pele net, você tem o direito de trocar/devolver em 7 dias, sem necessidade do produto, estar com qualquer tipo de defeito. Para isso as lojas exigem que o produto esteja lacrado, acompanhado de etiquetas (no caso de roupas e calçados), embalagens originais e nota fiscal. Normalmente só a primeira troca é gratuita, leia detalhes no site escolhido.
Observe as modalidades de troca oferecidas, grandes magazines (Renner, Marisa, etc) você pode comprar online e trocar em loja física, mas são as exceções. Geralmente trocas tem de ser reenviadas em postagem reversa ou são retiradas pela transportadora, dependendo do produto.

* Para manter a segurança dos seus dados, mantenha sempre um anti vírus atualizado e configurado para verificações diárias de segurança.

* E como as compras online viciam, CUIDADO com o orçamento, a empolgação de ir comprando tudo com conforto, sentadinha no sofá, com apenas alguns clics, podem tornar-se um inimigo perigoso das suas finanças.



* E se ainda assim tudo der errado, tente um acordo com a loja, é sempre o melhor caminho, existem também sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui, já usei e funciona, ninguem quer ver sua loja exposta dessa maneira e agiliza a resolução.
Tem pessoas que apelam até para reclamar em rede social, se você tiver muitos amigos e divulgações pode funcionar.
Lembrando que o Procon, esta aí pra isso, embora seja mais longo e demorado todo o processo.





Agora falando com a voz da experiência de gastadeira online, comprar pela internet é ótimo, mas sempre cercada de cuidados, porque existem problemas sim, já passei por vários, e "quase" sempre resolvi, o quase fica por conta de uma péssima compra que fiz na loja Ricardo Eletro. Mas no geral sempre tive bons resultados, inclusive financeiros, pois várias lojas tem ofertas exclusivas online, que valem muito a pena.



Se você tiver alguma dúvida sobre compras on line, só deixar aqui nos comentários, OK
Caso tenha alguma dica vamos ter o maior prazer em ouvir!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e em breve estará visivel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...